Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

 EDITORA ANGELINA E FBO



Total de visitas: 1148
TEXTOS

        Próxima Ultima

GATO MESTRE DA COPA DO MUNDO


(Imagem 1/2)

-> A História inicial da prática do futebol no Brasil:


 


A prática esportiva dita em questão neste trabalho é a paixão nacional no Brasil, pois atende e satisfaz a todas as classes sociais. Desde o início do século XX, na década de 1920, o futebol se mostrou diante à sociedade sendo uma prática muito visível na elite, tal esporte se popularizou de tal forma que atinge direta e indiretamente a todas as camadas sociais.


 


O objetivo do trabalho que estamos desenvolvendo é     apresentar os dados reais sobre a questão; as possíveis influências que tornaram popular o futebol no Brasil (1894 – 1930). Iremos nos basearmos em referenciais teóricos relativamente aos quais apresentam suas concepções sobre o tema aqui apresentado.



-> Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e evidentemente qualitativa, com dados reais e comprovados por pesquisadores, historiadores de todas as nacionalidades mundiais.
                O jogo/esporte, “Football”, é oriundo da Inglaterra, mas sem sombras de dúvidas, foi introduzido no Brasil por um brasileiro – inglês, tal esporte se torna originário brasileiro, pois as primeiras práticas foram efetuadas no Brasil, propostas por Charles William Miller “o pai do futebol”.


Chegando à São Paulo em 1894, ele introduz a prática do futebol, propondo à seus amigos ingleses a prática do futebol, assim se inicia a história e introdução dessa prática no Brasil, acarretando com o decorrer dos tempos a sua popularização por todas as camadas sociais brasileiras e mundiais.



->  O Fascínio do Brasil pela prática do Futebol        Em respeito ao surgimento do futebol no Rio de Janeiro e em São Paulo, Oscar Cox e Charles Miller tiveram idéias semelhantes e difundiram o futebol no Rio de Janeiro e em São Paulo. Charles Miller, foi o pai do futebol no Brasil, sem ambigüidades, seu retorno à sua terra natal, São Paulo, o fez presentear de certo modo este belíssimo país , chamado Brasil, ele relata em uma carta escrita de próprio punho,  divulgando  aos meios de comunicação  em 1894 / 1895.



O futebol é um esporte popularmente brasileiro, apaixonante, fascinante e simples de ser praticado. Charles Miller foi jogador de dois grandes clubes da Inglaterra, ele atuou no Corinthians e no Southampton. Em maio de 1895, ele organizou no Brasil o primeiro ensaio futebolístico na Chácara Dulley, situada no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, capital. (Mazzoni, Tomás, 1950).


 




Quando Charles Miller chega ao Brasil, ele reúne seus amigos  suscitando a prática, pois o dito jogo já era praticado pelos ingleses desde 1863 nos colégios em Southampton, Inglaterra, colégio este onde Charles, vivenciou a prática do futebol. Esta modalidade esportiva era inicialmente praticada com as mãos, chamavam o esporte com o nome de "Rugby", mas ao passar do tempo, esta modalidade, foi sendo jogada com os pés, pois jogando com os pés, os praticantes teriam mais agilidade até chegar ao alvo que seria o objetivo buscado, somente os jovens universitários, ricos, de classe altíssima, tinham acesso a tal prática, lá, eles se dividiam em equipes, colocavam uma baliza em cada local determinado no campo de jogo.


Diante a estas afirmações, podemos dizer sem ambigüidades, que tal prática foi introduzida no Brasil, devido a idéia de um brasileiro, que pelo seu interesse pela prática do futebol, ele o traz a seu país e alí, o introduz, presenteando a vosso povo com uma nova prática, que desde os tempos passados era praticada somente na Europa, Inglaterra.


O futebol foi difundido na terra de Charles Miller, São Paulo, capital, terra esta que haviam muitos imigrantes europeus, e  até os dias  atuais  habitam a mega metrópole, a popularização do futebol se inicia, pelo fato de imigrantes chegarem ao Brasil e já conterem os conhecimentos sobre a prática que desde 1894, divulgada por brasileiros, Charles Miller a introduz e divide esse presente que atribui ao Brasil com as demais federações, São Paulo e Rio de Janeiro se unem para a organização do primeiro campeonato de futebol no Brasil, em principio surge o primeiro campeonato a ser feito no Brasil foi Campeonato Paulista, realizado em 1902, contendo apenas 5 times da elite paulistana, sendo os tais clubes participantes: São Paulo Atletic (1888), Associação Atlética Mackenzie (1898), Sport Club Germânia (1899), Sport Club Internacional (1899) e o Clube


Atlético Paulistano (1900), Rio de Janeiro e São Paulo foram as primeiras federações a ter o futebol como a prática predominante em relação as demais modalidades esportivas praticadas no Brasil.


A popularização do futebol no Brasil se inicia em decorrência do fato de ser uma prática simples de ser praticada, tendo portando uma bola, contendo espaços determinados, quaisquer locais estipulado pelos praticantes. O uniforme  pode ser qualquer traje que se diferencie as equipes, ou seja, trajes diferenciados em relação uma à outra. Charles Miller praticou o dito esporte nos colégios em que somente a classe alta (elite) poderia ter acesso à prática, mas Charles, não desconhecia a idéia de que a classe baixa poderia ter acesso igualitário, o Football, em português "Futebol", esporte este é originário da Inglaterra, mas não se pode negar que este esporte foi inicialmente introduzido no Brasil com as regras e formas de jogar com gênese brasileira, pois é sem ambigüidades uma modalidade esportiva de origem brasileira, sendo que foi uma prática esportiva difundida no Brasil por um brasileiro, que a conheceu na Europa, e à partir de seus conhecimentos adquiridos lá em Southamphton, Inglaterra, ele traz ao seu país e o introduz.